quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O que fazer quando percebemos aquele pontinho que não muda de cor na tela LCD?



Um pixel morto incomoda muita gente

Os monitores e TVs de LCD estão cada vez mais presentes em casa e nos escritórios. E ‘novas tecnologias, novos problemas’ é uma das poucas leis que funcionam na informática, além da de Murphy.

Depois de se divertir por alguns meses com a TV de LCD gigante que você penou para pagar, você descobre um pontinho que não muda de cor ou fica “preso” numa mesma cor. A verdade é que quase ninguém nota. Seus olhos de lince que notaram o pixel e agora é impossível ver qualquer coisa sem ter seus olhos automaticamente atraídos ao pontinho “que ontem não estava lá”.

O que fazer? Primeiro manter a calma. Depois, seguir esse roteirinho, feito pelo pessoal competente e atencioso da Wired para se livrar do problema.

Mas o quê!?Um pixel morto ou preso na sua tela é um pontinho que está ou sempre aceso numa cor específica ou sempre escuro. Isso acontece na maioria das vezes porque o líquido (lembre-se LCD = monitor de cristal líquido) se acumulou em uma determinada parte do monitor, como a artéria entupida que levou o tio Nelson a fazer um cateterismo.

Esfrega-esfregaPara pixels que estão presos numa determinada cor numa TV, uma solução é massagear aquele ponto exato da tela da TV com muito cuidado, de preferência com o seu mindinho.

1 – Ligue sua TV e ajuste o contraste para que ela fique totalmente preta ou totalmente branca. Isso vai identificar o pixel sacripantas. 2 – Embrulhe a ponta do dedo com um pedaço de pano limpo. 3 – Pressione a tela exatamente no ponto defeituoso, evitando espremer os pixels que estão funcionando corretamente. Cuidado, é claro, para não furar a tela.

Tapinhas também funcionam. Com as costas de uma caneta esferográfica, também embrulhada num pedaço de pano, dê batidinhas no ponto afetado, tomando também o devido cuidado de não exagerar na pressão.

Faça seu monitor suarAlgumas pessoas gostam de eliminar doenças suando até expulsá-las do corpo em saunas. Isso pode funcionar no seu notebook também. Não estamos falando para ninguém colocar o notebook no microondas ou no forno, mas fazer o líquido correr solto no monitor pode ser uma boa ideia.

Deixe seu computador num ambiente mal ventilado desabilitando o modo de hibernar ou dormir com a tampa quase fechada. Deixe ele lá por alguns dias, se necessário. Só não se esqueça de dar uma olhada no aparelho de tempos em tempos para evitar um incêndio.

No caso de computadores, uma boa pesquisa em qualquer buscador pelos termos “dead pixel”, “dead pixel fix” e “consertar dead pixel” traz uma série de programas para identificar e eliminar o problema, o que é muito mais fácil e seguro do que deixar seu computador ligado por dias. Mas lembre-se de tomar os cuidados necessários antes de instalar programas novos. Cheque a procedência do programa e crie um ponto de restauração na sua máquina antes de instalá-lo.

Veja alguns exemplos:

O JScreenFix é um aplicativo em Java (não requer instalação, roda direto do navegador) que estimula todos os pixels do seu monitor. O programa parece uma televisão fora do ar e roda por 5 minutos.

O UDPix é um software (requer instalação) que roda em ambiente Windows. Ele ajuda a localizar e tenta trazer os pixels defeituosos de volta ao seu funcionamento normal.

Está em dúvida ou inseguro?Consulte sua garantia. Alguns fabricantes condicionam inclusive a troca do aparelho dependendo da quantidade de pixels mortos ou falhos. É claro que a definição de “falho” vai variar de acordo com o fabricante, mas não custa nada consultar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário obrigado!