quarta-feira, 19 de maio de 2010

Análise: Prince of Persia: The Forgotten Sands


Prince of Persia: The Forgotten Sands chega aos consoles prometendo um novo sistema de combate, novos sistemas de controle e também uma experiência digna dos consoles da nova geração.

Confira os fatos!

Honestamente eu esperava que essa aventura de Prince of Persia: The Forgotten Sands nos respondesse o que acontece entre The Sands of Time e Warrior Within, que nos mostra o lado tranquilo do príncipe visto no primeiro título e o lado sombrio demonstrado no segundo, no entanto, essa resposta não é nos dada no final deste jogo e até mesmo Dahaka, o guardião do tempo que persegue o Prince supostamente desde o final do primeiro, nem sequer é mencionado.

Dessa forma, chegamos à conclusão que The Forgotten Sands tem uma história independente de The Sands of Time, Warrior Within e The Two Thrones. Isso porque logo de cara o príncipe se espanta em saber que pode controlar as areias do tempo, mas independente disso, o enredo atual é muito bom e tudo é justificado no desenrolar da história com muitas reviravoltas, mas sem muitas surpresas.

Seu sistema de controles que prometia melhorias não foi cumprido e sua mecânica se torna repetitiva. Além disso, os movimentos de acrobacias do príncipe são controlados na perspectiva do personagem e não na nossa. Isso pode ser frustrante em alguns casos como, por exemplo, quando estamos subindo uma parede temos que colocar o direcional pra frente e não para direita ou esquerda dependendo do lado que estamos escalando.

Ainda sobre as acrobacias, quando estamos pendurados o botão de salto geralmente não leva o príncipe para onde queremos, mesmo com o direcional apontado para seu destino e em outros casos nos joga para trás. Nem pense em colocar o direcional para baixo, pois o príncipe larga o local e se atira rumo à morte certa. Infelizmente os controles não se comportam como as animações acrobáticas que em sua maioria são fantásticas, nos dando a sensação de que as coisas não funcionam como deveriam. Apesar disso, as acrobacias são o que realmente nos fazem querer experimentar Prince of Persia: The Forgotten Sands.

Já os combates oferecem o manuseio de espadas, além de chutes e agarres, mas não podemos ter muita estratégia aqui e utilizar de várias combinações diferentes. O negócio é partir pra cima do inimigo utilizando sempre o mesmo tipo de ataque sem muitas delongas. Alguns inimigos nos obrigam a mudar de estratégia pelo fato de terem escudos, ou serem chefes de fases, mas no contexto geral nada varia muito.

Durante os combates vamos adquirindo esferas e quando temos um número de esferas determinado conseguimos realizar upgrades. Esses upgrades podem ser feitos na barra de energia ou nos poderes realizados pela areia. Podemos também ganhar novos poderes que se baseiam nos quatro elementos da natureza: terra, fogo, ar e água. Dois desses elementos são na realidade ataques e outros dois são defesas.

O fogo, por exemplo, deixa um rastro de devastação causado grande número de danos aos inimigos. Já a terra nos protege com uma espécie de armadura. O ar lança redemoinhos que dispersam os inimigos e a água por sua vez lança um rastro de gelo a cada movimento da espada.

Ao longo de nossa jornada adquirimos três novos poderes. Um deles é a capacidade de solidificarmos água, outro é a possibilidade de nos atirarmos no ar contra um inimigo e por fim a destreza de ver plataformas que já não existem.

Graficamente Prince of Persia: The Forgotten Sands é ótimo, mas nada de sensacional, no entanto, correspondem bem as exigências de cada plataforma. Podemos destacar como ponto alto nos gráficos tudo que envolve água seja ela solidificada ou não. O som também é ótimo e cumpre bem seu papel, seja em cenas de ação ou quebra-cabeças. As animações e dublagens também estão com uma boa qualidade de produção.

Podemos dizer que Prince of Persia: The Forgotten Sands peca apenas em seus sistemas de controle e combate que poderiam ser mais bem elaborados. Talvez esses problemas possam estar relacionados à sua produção comprometida para coincidir com o lançamento do filme nos cinemas ou justamente pela falta de atenção dos produtores, mas vamos pensar que seja mesmo pelo filme, mas se você é fã das aventuras do príncipe, The Forgotten Sands é mais uma que se encontra disponível.

(Por:portal games)

Um comentário:

Murilo disse...

aparentemente parece ser um bom jogo, vou ve se acho pra compra e ver se tem graficos bons mesmo, pq com a minha tv lcd de alta definição ele fica bem da hora

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário obrigado!